Legibilidade

Tornar o seu site mais visível, ou amigável, para as search engines é uma das principais coisas que você deve ter em mente quando trata de SEO. Aumentar ao máximo a legibilidade deve ser uma de suas metas pois assim você tem a certeza de que o bot vai coletar o máximo de informações possiveis sobre o seu site, lembrando de que de nada adiante ter um site muito bom se ele não for encontrado e bem classificado pelas search engines.

Existem algumas características nos sites que dificultam o trabalho das search engines e devem ser evitadas:

  • Uso Excessivo JavaScript: embora muitos dos bots mais recentes já tenham recursos por exemplo para buscar links dentro de arquivos JavaScript, o seu uso não é recomendado pois dificulta o trabalho de indexação do bot.
  • Pouco Conteúdo: um dos erros que podem as vezes ser cometidos no desenvolvimento do site, é o fato de ele ter pouco conteúdo, ou então, ter o conteúdo escondido. Quando o bot não encontra conteúdo no corpo do site, ele perde pontos na indexação, pois ele considera assim que o site tem pouca relevancia. Conteúdo escondido ocorre por exemplo quando temos animações em Flash e links escondidos em imagens.
  • Introduções em Flash: É uma das coisas mais inúteis que podem ser incluidas em algum site é a popular “intro”. Ela não tem nenhuma função pratica real só servindo pra chatear o usuario que ou tem que a esperar ou então clicar em “skip intro”. Sem contar o fato de que ela dificulta o trabalho dos bots na leitura do site.

Legibilidade – Posicionamento das Keywords:

Existem algumas técnicas de posicionamento de keywords que podem melhorar bem a legibilidade do seu site:

  • Utilize, sempre que possivel, as principais keywords do site proximas ao topo da página.
  • Procure sempre incluir as keywords em todos as suas Heading Tags <Hx>
  • Utilize as keywords o maximo de vezes possivel no content do seu site, claro, sem exagerar, pois os bots em geral tem mecanismos de detecção de spam. O ideal é que de 4% a 6% do total das palavras consistam em keywords.

Tornando o seu site mais útil

Criar sites mais uteis e legíveis também para os usuários é um dos segredos mais interessantes para se atrair mais visitantes, pois assim os usuários voltam e fazem propaganda positiva do seu site.

O site da Amazon.com por exemplo é um exemplo de site útil e que cria usuários cativos, vejamos alguns motivos:

  • Outros sites podem se tornar parceiros, promovendo assim a Amazon.
  • Outras empresas também podem vender os seus produtos do Amazon.
  • É possível ler trechos de livros e ouvir trechos de músicas gratuitamente.
  • É possível tanto ler reviews escritas por profissionais, quanto escrever as suas próprias.

Outra coisa que se deve sempre ter em mente é a praticidade, deve-se evitar multimédia decorativa ( animações em flash sem proposito por exemplo ), porque no fundo o que o usuário busca não é um site “bonito” e sim um site útil onde a informação esteja disponível e a navegação não apresente problemas. Provenha sempre diferentes maneiras de o usuário utilizar seu site, pois cada pessoa pensa de um jeito.

Outra técnica interessante para tornar o seu site mais funcional é o uso de textos mais longos nas âncoras dos links. Links mais longos ( sem exageros ) são interessantes por 3 motivos:

  • Chamam mais a atenção dentro de um contexto
  • Aparentam ter mais relevância
  • É mais facil explicar para onde o link aponta usando mais palavras, ou seja, fica mais bem representada a ideia.

Procure também não reestruturar muito o seu site, uma vez estabelecido um design, procure sempre seguir as mesmas linhas gerais e crie uma personalidade para o seu site, pois assim as pessoas se lembrarão mais dele.

Se você está usando a análise de legibilidade, provavelmente já notou a nossa verificação do uso de palavras de transição. Você pode estar se perguntando: o que são palavras de transição exatamente? Por que incluímos essa verificação em nossa análise? Ou até que ponto essas palavras são importantes para o SEO? Aqui, explicarei tudo sobre a relação entre palavras de transição e SEO.

O que são palavras de transição?

Palavras de transição são palavras como ” mais importante “, ” porque “, ” portanto ” ou ” além disso “. Usando palavras de transição bem faz seu texto muito mais legível, como essas palavras dão direção aos seus leitores. Usá-los é como derramar cimento entre suas frases: a relação entre duas frases se torna aparente pelo uso de palavras de transição. Eles enviam um sinal para seus leitores de que algo está chegando e os preparam para a próxima frase.

Usando palavras de transição para criar texto legível é apenas um aspecto do copywriting de SEO. Se você quiser dominar todas as facetas, dê uma olhada no nosso  treinamento de copywriting SEO .

Se você está resumindo um discurso, provavelmente usa palavras como primeiro , segundo , terceiro , etc. Seus leitores entenderão que você está resumindo as coisas se usar essas palavras. Se você quiser comparar certos assuntos, você pode usar palavras como same, less, rather, while ou either . E se você quiser concluir sua história, você pode usar palavras como conseqüentemente, conseqüentemente ou conseqüentemente .

Tabela 1: Exemplos de palavras de transição

Relação Exemplo de palavras de transição
Enumeração primeiro de tudo, também, outro, além disso, finalmente
Causa porque, assim, devido a, pela razão que
Comparação / contraste da mesma forma, do mesmo modo, enquanto, em contraste
Conclusão como resultado, conseqüentemente, conseqüentemente,
Sinais difusos parece que, talvez, provavelmente, quase
Ênfase acima de tudo, mais digno de nota, certamente, ainda mais

Usar palavras de transição provavelmente é algo que você fará automaticamente. Todo mundo usa eles. Você só precisa dessas palavras para contar sua história. No entanto, percebemos que muitas pessoas não usam palavras de transição suficientes em sua cópia. Isso dificulta a leitura de um texto, especialmente se o público estiver lendo em uma tela, o que é difícil de qualquer maneira. É por isso que inserimos as palavras de transição na nossa análise de legibilidade.

Importância das palavras de transição para SEO

Então, qual é a conexão entre palavras de transição e SEO? Usar mais palavras de transição em sua cópia não fará com que seu artigo chegue a uma posição mais alta nos mecanismos de pesquisa diretamente. Não é tão simples assim. Então, desculpe por isso. Dito isto, as palavras de transição contribuem para o SEO a longo prazo, porque melhoram a legibilidade e a estrutura de um texto.

As palavras de transição são de grande importância para a legibilidade do texto. Se você usar palavras de transição suficientes, seu texto ficará mais fácil de ler. E a legibilidade afeta seu SEO! Leia tudo sobre isso em nosso post sobre classificação e legibilidade .

As palavras de transição desempenham um papel crucial na estruturação do seu texto. Isto leva a uma melhor compreensão do seu texto pelos seus leitores. Texto bem estruturado ajuda a atrair leitores para o seu blog e contribui para SEO! Leia mais sobre isso em nosso post sobre classificação e estrutura de texto .

Conclusão

Você deve escrever artigos originais: conteúdo que as pessoas realmente gostam de ler! E, além disso, escreva artigos legíveis! Sempre certifique-se de que seus artigos sejam agradáveis ​​e fáceis de ler. É por isso que as palavras de transição são importantes: garantir que seus artigos sejam uma ótima leitura. Quando você conseguir fazer isso, comece a otimizar sua postagem  para torná-la facilmente localizável, sem fazer concessões à originalidade de seu conteúdo ou à legibilidade de sua postagem. Boa sorte!